A importância das vedações industriais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Antes de tudo, falaremos sobre o que são vedações industriais. Você já teve a oportunidade de acompanhar algum processo produtivo? Ainda que não, pode imaginar diversas máquinas trabalhando ao mesmo tempo ou quase que simultaneamente? Sabemos que, em um sistema de produção, todos os instrumentos dependem uns dos outros e, não só eles, os profissionais da empresa e consumidores podem ser incluídos nesse fator dependência.

Ocorre que, para concretizar o objetivo da produção é indispensável máquinas e demais componentes exercerem corretamente suas funções. Para isso acontecer, é preciso fazer manutenção constante e certificar-se de que todos os dispositivos estão em seu estado normal, sem desgastes, rupturas ou algo que o impeça de trabalhar.

Falar desses dispositivos sem citar as vedações industriais é quase impossível. Esses elementos são fundamentais para manter o sistema em execução, visto que as máquinas dependem deles.

Para que servem as vedações industriais?
Essas peças são as responsáveis por impedir o vazamento de fluidos de um espaço para outro. Fazendo isso, evitam a poluição do ambiente, que poderia ser causada pelo líquido, gás, ar ou pó liberado. A qualidade das vedações industriais deve ser alta, pois é preciso que os dispositivos ofereçam resistência a produtos e processos químicos, calor e pressão, não podem gerar riscos de vazão ou sofrer desgaste. Em casos de muito tempo de uso, é importantíssimo que ocorra a troca do elemento por um totalmente novo ou a recuperação profissional e técnica do material, isso atesta o bom funcionamento dos equipamentos mecânicos.

Seja em sistemas hidráulicos ou pneumáticos, as vedações industriais são aplicadas para valorizar a indústria de um modo geral. Os produtos usados para exercer essa função são: acoplamentos, anéis raspadores, anéis de vedação (tipos O’Rings), coxins, êmbolos, gaxetas, gaxetas chevron, juntas, diafragmas, retentores e vedantes especiais.

Conseguir realizar a manutenção dos dispositivos é o fator mais importante para manter as máquinas e demais equipamentos em perfeito estado de desempenho.

Deixe seu comentário