O que é anel O’ring?
O anel de vedação O’ring são os mais versáteis de todos os vedadores e estão presentes na maioria dos sistemas de vedação. Têm ampla aplicação no campo das vedações, principalmente na hidráulica e pneumática.
O anel O pode ser utilizado em aplicações estáticas ou dinâmicas onde exista movimento relativo entre as partes e o anel O. Exemplos de aplicações dinâmicas incluem eixos de bombas rotativas e hastes em cilindros hidráulicos.
Os anéis O são uma das selagens mais comumente utilizadas no projeto de máquinas por causa do baixo custo, fácil fabricação, confiabilidade e facilidade de montagem.
Funções do anel
O elastômero é inserido no alojamento e forçado a moldar-se e preencher as irregularidades da superfície das partes e qualquer folga existente, criando entre as partes a condição de “folga zero” e, assim, promovendo o efetivo bloqueio do fluido. A carga que força o Anel O a amoldar-se é fornecida mecanicamente pelo “aperto” gerado pelo desenho apropriado do alojamento, pelo material selecionado e pela pressão do sistema transmitida pelo próprio fluido ao Anel O-Rings.
Desse modo, pode-se afirmar que a vedação com Anel O é auxiliada pela pressão, ou seja, quanto maior a pressão do sistema, mais efetiva será a vedação, até que os limites físicos do elastômero sejam excedidos, e o Anel O comece a ser “extrudado” através da folga existente entre as partes.
Para prevenir a ocorrência de extrusão do Anel O, causada por pressões elevadas, o projeto inclui anéis “anti-extrusão” ou anéis de backup de um ou dos dois lados do Anel O, conforme seja a solicitação a que esteja submetida.

Vantagens do anel o’ring
Este dispositivo de vedação conta com inúmeras vantagens, e entre elas podemos citar as seguintes:
• Custo acessível;
• Tem uma vida útil razoável;
• Pode ser utilizado em sistemas hidráulicos e pneumáticos;
• Pode ser submetido a diferentes pressões, positivas ou negativas (vácuo);
• É fabricado em diferentes tipos de materiais (compostos);
• Pode ser fabricado em diferentes tamanhos, tudo de acordo com a necessidade do cliente;
• Quando ocorrem falhas no dispositivo, são de fácil identificação;
• Montagem simples;
Variações do modelo
Você também irá encontrar algumas variações do tradicional modelo o’ring, como o x-ring.
O x-ring possui formato diferente, não circular, e conta com quatro superfícies seladoras, duas na parte superior e duas na parte inferior, e normalmente são mais utilizados em sistemas rotativos.
Diferentes materiais para a fabricação dos anéis o’ring
Além da tradicional borracha nitrílica, os anéis o’ring podem ser fabricados a partir de diferentes materiais (compostos), e a sua escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de seu equipamento.
Cada material possui suas particularidades, mas os mais utilizados na fabricação deste elemento são:
* NBR: material mais utilizado na fabricação de anéis o’ring, a borracha nitrílica é indicada para vedações em geral;
* Poliuretano: este material é uma espécie de plástico, formado por polímeros termoplásticos, é um bom substituto para borrachas sintéticas ou naturais;
* Viton: este elastômero possui excelente resistência à altas temperaturas, e a ataques químicos;
* Neoprene: possui excepcional resistência à deterioração pelo óleo de petróleo e pelo oxigênio, bem como também é uma ótima opção para equipamentos que entrem em contato com a água salgada; Indicado para gases de refrigeração.
* EPDM: por trabalhar em uma ampla janela de temperatura, pode ser aplicado em geradores de vapor; Possuem boa resistência a intempéries.
* Silicone: Possui boa resistência à altas temperatura e ataques químicos, este material não é indicado para vedação dinâmica pois possui uma baixa resistência mecânica.
Retenlins – Especialista em Nacionalização.
Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.
(18) 3654-6620
Conheça-nos:
retenlins.com.br