Anel O’ring

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Anel O'Ring

O que é anel O’ring?

O anel de vedação O’ring são os mais versáteis de todos os vedadores e estão presentes na maioria dos sistemas de vedação. Têm ampla aplicação no campo das vedações, principalmente na hidráulica e pneumática.

O anel O pode ser utilizado em aplicações estáticas ou dinâmicas onde exista movimento relativo entre as partes e o anel O. Exemplos de aplicações dinâmicas incluem eixos de bombas rotativas e hastes em cilindros hidráulicos.

Os anéis O são uma das selagens mais comumente utilizadas no projeto de máquinas por causa do baixo custo, fácil fabricação, confiabilidade e facilidade de montagem.

Funções do anel

O elastômero é inserido no alojamento e forçado a moldar-se e preencher as irregularidades da superfície das partes e qualquer folga existente, criando entre as partes a condição de “folga zero” e, assim, promovendo o efetivo bloqueio do fluido. A carga que força o Anel O a amoldar-se é fornecida mecanicamente pelo “aperto” gerado pelo desenho apropriado do alojamento, pelo material selecionado e pela pressão do sistema transmitida pelo próprio fluido ao Anel O-Rings.

Desse modo, pode-se afirmar que a vedação com Anel O é auxiliada pela pressão, ou seja, quanto maior a pressão do sistema, mais efetiva será a vedação, até que os limites físicos do elastômero sejam excedidos, e o Anel O comece a ser “extrudado” através da folga existente entre as partes.

Para prevenir a ocorrência de extrusão do Anel O, causada por pressões elevadas, o projeto inclui anéis “anti-extrusão” ou anéis de backup de um ou dos dois lados do Anel O, conforme seja a solicitação a que esteja submetida.

Vantagens do anel o’ring

Este dispositivo de vedação conta com inúmeras vantagens, e entre elas podemos citar as seguintes:

• Custo acessível;

• Tem uma vida útil razoável;

• Pode ser utilizado em sistemas hidráulicos e pneumáticos;

• Pode ser submetido a diferentes pressões, positivas ou negativas (vácuo);

• É fabricado em diferentes tipos de materiais (compostos);

• Pode ser fabricado em diferentes tamanhos, tudo de acordo com a necessidade do cliente;

• Quando ocorrem falhas no dispositivo, são de fácil identificação;

• Montagem simples;

Variações do modelo

Você também irá encontrar algumas variações do tradicional modelo o’ring, como o x-ring.

O x-ring possui formato diferente, não circular, e conta com quatro superfícies seladoras, duas na parte superior e duas na parte inferior, e normalmente são mais utilizados em sistemas rotativos.

Diferentes materiais para a fabricação dos anéis o’ring

Além da tradicional borracha nitrílica, os anéis o’ring podem ser fabricados a partir de diferentes materiais (compostos), e a sua escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de seu equipamento.

Cada material possui suas particularidades, mas os mais utilizados na fabricação deste elemento são:

* NBR: material mais utilizado na fabricação de anéis o’ring, a borracha nitrílica é indicada para vedações em geral;

* Poliuretano: este material é uma espécie de plástico, formado por polímeros termoplásticos, é um bom substituto para borrachas sintéticas ou naturais;

* Viton: este elastômero possui excelente resistência à altas temperaturas, e a ataques químicos;

* Neoprene: possui excepcional resistência à deterioração pelo óleo de petróleo e pelo oxigênio, bem como também é uma ótima opção para equipamentos que entrem em contato com a água salgada; Indicado para gases de refrigeração.

* EPDM: por trabalhar em uma ampla janela de temperatura, pode ser aplicado em geradores de vapor; Possuem boa resistência a intempéries.

* Silicone: Possui boa resistência à altas temperatura e ataques químicos, este material não é indicado para vedação dinâmica pois possui uma baixa resistência mecânica.

Retenlins – Especialista em Nacionalização.

Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.

(18) 3654-6620

Conheça-nos:

retenlins.com.br

Deixe seu comentário